Blog da Roseta

Prosa da Roça

Cavalo lusitano: conheça a joia de Portugal

O cavalo lusitano é um cavalo puro-sangue, assim como o cavalo árabe e o inglês. Dessa forma, é uma raça muito nobre e importante.

Considerando a importância dele, no post de hoje, você vai conhecer essa joia de Portugal, um dos cavalos mais antigos e procurados do mundo.

Então, não perca o texto a seguir sobre o cavalo lusitano, pois trazemos a história, fatos interessantes e informações para criar o cavalo. Continue com a gente!

Conheça a história do cavalo lusitano

Como já diz o nome, o cavalo lusitano é originário de Portugal, tendo ancestrais comuns com a raça Árabe e Sorraia, que também são cavalos ibéricos. O cavalo lusitano é considerado o cavalo de sela mais antigo do mundo, e estima-se que já é utilizado para montaria há mais de cinco mil anos.

Na Antiguidade, o puro-sangue foi muito utilizado em guerras como cavalo de combate, e na Idade Média, era um dos principais cavalos procurados para os passeios de lazer.

Hoje, o cavalo lusitano é muito utilizado para a prática de equitação, por ter características bem próprias. A seguir, confira algumas.

Fatos sobre a raça de cavalos lusitano

Europa: Lusitano na fazenda da Roseta.

Europa: Lusitano na Fazenda da Roseta.

O lusitano é um cavalo que pesa em torno de 500kg bem distribuídos por seus 1,60 metros (macho) ou 1,55 metros (fêmea). Em geral, apresenta coloração castanha e tordilha, mas pode apresentar outras cores de pelagem como preto.

Esse puro-sangue tem uma cabeça de tamanho médio, proporcional ao seu corpo, bem como a garupa arredondada, e é muito musculoso.

Quanto à agilidade do animal, o lusitano tem movimentos muito ágeis e projetados para a frente. Além disso, é um cavalo muito corajoso, com aptidão natural para obstáculos. Tudo isso faz desse puro-sangue um excelente competidor.

Outro fato sobre o cavalo lusitano é que é uma raça relativamente rara, pois existem poucas éguas reprodutoras — em média, 2000 éguas espalhadas pelo mundo.

O cavalo lusitano é muito amigável com seres humanos, assim, também é um bom animal para se criar. Veja agora algumas informações sobre a criação desse puro-sangue.

Como criar cavalos da raça lusitana

O cavalo puro-sangue lusitano é um excelente animal para se criar, pois como já dito, é um animal muito dócil, e que é facilmente submisso ao cavaleiro. Assim, é muito utilizado como mão de obra, mas também é um grande companheiro para esportes e competições.

Para criar o animal, é possível manter os garanhões no mesmo espaço, pois há pouco risco de brigas ou atritos entre eles.

Além disso, podem ser criados em ambientes mais rústicos, pois são muito resistentes e fáceis de conduzir.

Para o caso de um cavalo atleta, deve-se tomar mais cuidado com o ambiente e alimentação do animal, considerando que tudo deve ser controlado.

O Brasil é o segundo país com maior criação dessa raça, ficando atrás apenas de Portugal. Assim, pode-se dizer que o cavalo se adapta muito bem ao país.

No post de hoje, você conferiu a história, fatos e como criar o cavalo lusitano, puro-sangue raro e muito importante. Para ver outras informações e saber mais fatos interessantes, siga nossas redes sociais!

LEAVE A COMMENT

Abrir no WhatsApp!
Entrar em contato!
Olá, entre em contato para reservas, preços, passeios a cavalo e mais.