Blog da Roseta

Prosa da Roça

História da cachaça: conheça a origem da bebida símbolo do Brasil

Você conhece a história da cachaça de alambique, essa bebida artesanal que é um dos símbolos do Brasil e da cultura rural?

Hoje, já existem diversos tipos da bebida por aí, e muita gente se tornou apreciadora de uma boa cachaça.

Por isso, no post de hoje, vamos trazer um pouquinho da história da cachaça, sua importância e o processo de produção da bebida.

Então não deixe de nos acompanhar até o final!

História da cachaça de alambique

história da cachaça de alambique

Existem duas hipóteses para explicar o surgimento da cachaça, uma delas explica o nome “cachaça” e outra seria sobre o nome “pinga”, como também é chamada.

O consenso é que essa bebida tão querida surgiu no período da colônia, e foi inicialmente descoberto e fabricado pelos escravos dos engenhos.

Uma das histórias conta que, após a colheita da cana e o processo de feitura do melado, o bagaço que sobrava era cozinhado mais um pouco (cagaça) e servido junto com as sobras da cana para os animais.

Depois de um tempo paradas, essas sobras misturadas com a cagaça começavam a fermentar e geravam um líquido, que se acumulava no coxo dos animais. Um dia, um escravo decidiu provar aquele líquido, e descobriu a “cachaça”.

A outra versão diz que escravos misturaram um melado antigo, já fermentado, com um melado novo. Dessa mistura fermentada, formou-se o álcool que evaporou e se transformou em gotículas no teto.

Essas gotículas, então, começavam a pingar neles, o que os fez chamar a bebida de “pinga”.

A importância da cachaça de alambique para a cultura brasileira

Inicialmente, a cachaça era uma bebida mais consumida pelos escravos, por ser considerada de baixa qualidade. Porém, com o passar do tempo, caiu no gosto de todo mundo e se tornou um grande produto de exportação, sendo muito importante para a economia brasileira.

Mas, além disso, é um símbolo da brasilidade, de resistência, e é a base de uma das nossas bebidas mais famosas, a caipirinha — que inclusive vem do termo caipira, ou gente que vive no campo. Fazendo, assim, com que a cachaça seja um grande símbolo da cultura rural, principalmente em Minas Gerais.

Processo de produção da cachaça

como é feita a cachaça

Apesar de a cachaça ter sido descoberta por acaso, hoje em dia sua produção é cheia de detalhes e cuidados.

O processo de produção é feito no alambique, artesanalmente, e envolve várias etapas. São elas:

  • Escolha da cana: A escolha da cana-de-açúcar é fundamental para todos o processo, pois é preciso escolher a melhor espécie para facilitar o processo de fermentação e manter um bom teor de açúcar.
  • Moagem: A cana precisa ser moída fresca, limpa e madura, passa por um processo de decantação e então vai para a fermentação.
  • Fermentação: O líquido passa para um ambiente controlado para fermentar e tornar-se um vinho alcoólico.
  • Destilação: Nesse processo, o líquido fermentado deixa de ser um vinho e torna-se a cachaça, agora destilada.
  • Envelhecimento: A etapa final da produção da cachaça é o envelhecimento, que dá o sabor intenso e amadeirado característico, além das diferentes colorações, dependendo da madeira utilizada.

No post de hoje, você conheceu um pouco sobre a história da cachaça e o processo de produção da bebida.

Se você deseja ver de perto a produção de cachaça, que tal fazer uma cavalgada com visita a um alambique?

LEAVE A COMMENT

Abrir no WhatsApp!
Entrar em contato!
Olá, entre em contato para reservas, preços, passeios a cavalo e mais.