Blog da Roseta

Prosa da Roça

Raças de cavalo brasileiras: conheças 5 das principais

Já se perguntou quais raças de cavalo são genuinamente “Made in Brazil”? 

Pois é, desde que as comitivas portuguesas começaram a desembarcar por aqui, nossa história com os cavalos começou a se desenvolver. 

E, como o nosso país tem dimensões continentais, cada região, com seu microclima e geografia distintas, trouxe elementos diferentes para as raças que chegaram por aqui. 

Neste post você confere 5 das principais raças de cavalo do Brasil, seus diferenciais e história. Confira! 

Mangalarga Marchador

Cavalo originário de Cruzília, cidade do interior de Minas Gerais, o Mangalarga Marchador é um dos destaques quando falamos de raças nacionais. 

A raça  surgiu do cruzamento do Andaluz com outros cavalos nacionais, resultando em um animal dócil, elegante e rústico. 

Ele tem como principal característica uma marcha suave e confortável para o cavaleiro. 

Nordestino

Cavalo de porte médio e muito resistente, o Nordestino, acredita-se, foi desenvolvido a partir de uma mistura das raças portuguesas Sorraia e Garrano, além da raça Berbere, originária do norte da África. 

Esse animal se adaptou muito bem ao clima e condições geográficas das regiões áridas do nordeste, sendo uma ótima opção para transporte e trabalho na região. 

Pampa

Saindo do Norte e chegando ao Sul, encontramos um cavalo característico das regiões mais frias do Brasil. 

O Pampa é um cavalo conhecido pelo seu vigor e braveza na lida com os trabalhos do campo. 

Outra característica da raça é sua pelagem, que é malhada, ou seja, uma combinação de branco com uma outra cor. 

Campolina

Outra raça de origem mineira na lista. O Campolina presta uma homenagem ao nome do seu criador: Cassiano Antônio da Silva Campolina. 

A raça criada pelo mineiro teve como base o Andaluz, sendo animais fortes e eficientes nas atividades rurais. 

Brasileiro de Hipismo

Desenvolvido na década de 70, o brasileiro de hipismo — também conhecido como BH — é uma raça de grande porte, agilidade e destreza para saltos. 

Esse cavalo foi desenvolvido através do cruzamento de diversas raças europeias de salto e adestramento, como Hanoveriano, Westfalen, Holsteiner, Trakehner e Oldenburger.

Os cavalos BH, apesar do pouco tempo de existência, já colecionam medalhas em Olimpíadas (duas de bronze) e Jogos Pan Americanos (3 de ouro). 

Como você pode ver, nosso país tem uma história rica e extensa com a atividade equestre. 

Gostou de conhecer 5 das principais raças de cavalo do Brasil? Então se inscreva na nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo como este. 

Tags : ,
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp chat